32 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Microsoft acusa Motorola de violação de patente

2010-10-03 22:41:00

A Microsoft entrou com um processo contra a Motorola nos Estados Unidos por violação de patentes em seus smartphones. A empresa acusa que funções de sincronização de e-mail, calendários e contatos nos telefones com Android da Motorola fazem parte de patentes registradas pela Microsoft.

O processo foi aberto no tribunal distrital de Seattle, no Estado de Washington. A denúncia também foi aberta na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos.

“Essas patentes são essenciais para assegurar a experiência dos usuários de smartphones e, entre elas, se encontram tecnologias que permitem a sincronização de e-mails, calendários e contatos, anotações de reuniões e a ativação de diversas notificações”, disse a Microsoft em comunicado.

“Temos uma responsabilidade com os nossos clientes, sócios e acionistas para proteger os bilhões de dólares que investimos a cada ano para lançar produtos de software e serviços inovadores no mercado”, indicou no mesmo comunicado Horacio Gutiérrez, um dos vice-presidentes da Microsoft.

Ele assegura que “a Motorola precisa parar de violar as patentes dos nossas invenções em smartphones com Android”.

A Microsoft afirma que a Motorola comprou licenças de algumas de suas tecnologias para celular entre 2003 e 2007, mas não as renovou e continuou a utilizá-las nos aparelhos.

Não é a primeira vez que a Microsoft toma uma medida para proteger suas patentes envolvendo celulares. Em abril, a empresa anunciou um acordo de licença com outro fabricante que usa o Android em seus celulares, a HTC.

A Motorola não comentou o caso em um primeiro momento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete